Matemática na Rede

A Educação Básica é uma das prioridades do Governo do Estado do Espírito Santo. A qualificação do capital humano, iniciada no ensino infantil até o nível superior, é a base necessária para o desenvolvimento sustentável da sociedade capixaba.

Diante disso, tendo como metas de promover e contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, potencializando o ensino aprendizagem dos estudantes da rede pública e incentivando o aprofundamento de estudos nas diversas áreas de conhecimento, o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEDU), em parceria com a Coordenação Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP/ES) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), criou o Programa Matemática na Rede: preparando campeões.


O Programa

O Programa Matemática na Rede é uma ferramenta de promoção da melhoria da qualidade da Educação Básica que potencializa o ensino-aprendizagem dos estudantes e incentiva o aprofundamento de estudos de Matemática e de outras áreas de conhecimento.

Missão

Promover a excelência no ensino e aprendizagem de Matemática no Espírito Santo, possibilitando aos estudantes o desenvolvimento do raciocínio analítico e do pensamento crítico, em função da vocação ética e científica.


Objetivos


  • Estimular o ensino e a aprendizagem de Matemática entre estudantes e professores das escolas da rede pública de ensino;
  • Promover atividades pedagógicas de Matemática nas escolas públicas;
  • Identificar jovens talentos em Matemática e estimular a participação em Olimpíadas Científicas e Tecnológicas;
  • Fortalecer a aprendizagem a partir de atividades científicas e de monitoria, oportunizando a transmissão da cultura matemática básica, por meio de resoluções de problemas, provocando o despertar da vocação científica.
  • Incentivar e promover o aperfeiçoamento dos professores da rede pública estadual de ensino, contribuindo para sua valorização profissional.

Os projetos do Programa Matemática na Rede

Tornando-se uma política pública é uma ferramenta de estímulo para o ensino e aprendizagem da Matemática nas unidades escolares de ensino, o Programa Matemática na Rede desenvolve os seguintes projetos:


Projeto Monitoria de Matemática

Este projeto permite identificar jovens talentos e ofertar atendimento de monitoria nas aulas regulares para os estudantes com baixo desempenho em Matemática. Além disso, o Projeto de Monitoria é uma ferramenta de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do estudante do ensino fundamental e do ensino médio, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática.



Projeto de Iniciação Científica de Matemática

Esse projeto é uma ação fundamental do Programa Matemática na Rede: preparando campeões. Ele visa transmitir aos estudantes a cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de resultados, nas técnicas e métodos e na independência do raciocínio analítico por meio de Resolução de Problemas.

Com isso, pretende-se despertar a vocação científica do estudante, estimular a criatividade por meio do confronto com problemas da Matemática e preparar para participar das edições de Olimpíadas Científicas de Matemática no Estado do Espírito Santo e no Brasil.


Cerimônias de premiação das edições da OBMEP

Desde a 10ª edição da OBMEP, a Coordenação do Programa Matemática na Rede, em parceria com a Coordenação Regional da OBMEP/ES, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) e a Fundação Jônice Tristão, realiza a Cerimônia Estadual de premiação da OBMEP para os estudantes premiados das redes públicas de ensino do Estado do Espírito Santo.

Participam da Cerimônia Estadual os estudantes premiados com medalhas de ouro, prata e bronze e seus responsáveis legais, além dos professores de Matemática e diretores das instituições de ensino.

Veja na Galeria as fotos de diversas Cerimônias de premiação da OBMEP dos estudantes capixabas.


A OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

  • Estimular e promover o estudo da Matemática;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
  • Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
  • Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
  • Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
  • Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada.

Mais informações sobre a OBMEP 2019 e os programas desenvolvidos ao longo desses anos, acesse o site da OBMEP.


Sua escola já foi inscrita na OBMEP 2019

Veja as escolas que já realizaram a inscrição dos estudantes na 15ª OBMEP no Mapa de Inscrições das Escolas.


As fases da OBMEP

A OBMEP é realizada em duas etapas: a primeira é a aplicação de provas objetivas (múltipla escolha) a todos os estudantes inscritos pelas escolas. E a segunda fase é a aplicação de prova discursiva aos estudantes classificados pelas escolas, segundo os critérios descritos no regulamento da OBMEP.


Como se preparar para a OBMEP

Acesse Conteúdo Online e fique por dentro de todas as dicas para se preparar para as fases da OBMEP.

Quer saber mais sobre as oportunidades, vantagens e trajetórias de sucessos a partir dos estudos Matemática?

Acesse a página Preparando Campeões.


Veja os Resultados do ES na OBMEP

Os estudantes com melhor desempenho na OBMEP são premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC da OBMEP).

E ano a ano, os resultados dos estudantes capixabas são expressivos e de grande importância no que tange ao desempenho e na melhoria da Matemática no Espírito Santo.

Acompanhe o resultado dos estudantes do Programa Matemática na Rede nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Uma visão numérica da performance dos estudantes do Espírito Santo em relação ao Brasil.