OBMEP Nível A


A 1ª OBMEP Nível A no Espírito Santo

A Secretaria de Estado da Educação (SEDU) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (UNDIME/ES), por meio do Programa Matemática na Rede, com o intuito de aderir, viabilizar e orientar a participação das escolas públicas na 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP Nível A 2018), definiu critérios únicos para a adesão em modelo participativo e nivelado para as redes, estadual e municipal, prevendo o mesmo ordenamento para todo o processo.

A adesão a 1ª OBMEP Nível A foram efetuadas exclusivamente pelas Secretarias de Educação (Municipal e Estadual), no período de 11 de setembro de 2018 a 10 de outubro de 2018, no site da OBMEP, informando o número total de estudantes de cada Secretaria de Educação.


Adesão e inscrição das Escolas

As escolas que aderiram à 1ª OBMEP Nível A 2018, através do link disponível no site da SEDU em outubro de 2018, foram responsáveis pelo cadastramento do número total dos estudantes, aplicação e correção da prova recebida das Secretarias de Educação (Municipal e Estadual), além do envio da lista de estudantes participantes da 1ª OBMEP Nível A.


Premiados, premiação e cerimônias

Os estudantes premiados na OBMEP Nível A 2018 receberão certificados nas suas respectivas escolas ou em cerimônias a serem definidas pelas Secretarias de Educação.

Em 2018, mais de 25.000 estudantes do 4º e 5º anos, distribuídos em 415 escolas de 48 municípios do estado do Espírito Santo, participaram da 1ª edição da OBMEP Nível A. Essa participação é fruto do esforço de diversos profissionais das Escolas e Secretarias de Educação. Todos buscando incentivar os estudantes para se destacarem nas olimpíadas científicas nacionais que abrangem a vida acadêmica desde o Ensino Fundamental.

Acesse aqui as listas de estudantes premiados com a Menção OuroPrata e Bronze.


OBMEP NÍVEL A

A 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A (OBMEP “Nível A” 2018) é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Objetivos

  • Estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; possibilitando que o maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
  • Promover a difusão da cultura matemática;
  • Identificar jovens talentos;
  • Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
  • Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Público-alvo

Alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental regularmente matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras.

Quer se preparar para a próxima edição da OBMEP Nível A?

Dica 01

Acesse aqui a prova aplicada no dia 30 de outubro de 2018 e as soluções esperadas.

Dica 02

O “Quebra-cabeças de Matemática” apresenta um acervo de desafios matemáticos de forma lúdica e atraente, voltados para um público geral e com foco em estudantes do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental.

Os desafios matemáticos apresentados por essa ferramenta, divididos em dois níveis de dificuldade, estão acompanhados de discussões sobre a solução, orientações pedagógicas e arquivos digitais para impressão de materiais que facilitam seu aproveitamento em sala de aula ou em outros espaços educativos.

Visite essa plataforma, faça o registro e receba com frequência as informações de novos materiais postados.

Bons estudos!