PARCERIAS

  • BOLSA ATLETA – SESPORT

 

Objetivo

Disponibilizar 50% de bolsas, olímpicas e paraolímpicas, as atletas e paratletas femininas que competem pelo ES em diversas modalidades esportivas, que obtiveram 1º, 2º ou 3º lugar no ranking final, do ano anterior, da modalidade disputada.

Forma de Execução

Publicação de edital de seleção pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer – Sesport. 

 

 

 

 

  • CIDADANIA E EMPREENDEDORISMO – ESESP

 

Objetivo

Qualificar mulheres por meio da oferta de cursos, com foco no empreendedorismo social e economia criativa. 

Forma de Execução

Oferta de diversos cursos e oficinas pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo – ESESP (Anexo I).

As capacitações podem ser customizadas para atender demandas específicas.

As despesas de transporte, hospedagem e alimentação do docente são de responsabilidade do município ou parceiro solicitante.

 

  • CORTE DE LOVALACE – IFES

 

Objetivo

Ofertar vagas no curso de programação e robótica, na modalidade a distância, para atrair mulheres para as carreiras de computação, alcançando regiões de vulnerabilidade social do Estado do Espírito Santo.

Forma de Execução

Oferta de vagas pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES.

 

  • CRÉDITO MULHER BANESTES – BANESTES

 

Objetivo

Apoiar e incentivar mulheres empreendedoras, que já trabalham ou que querem trabalhar por conta própria com linhas de crédito.

Forma de Execução

Oferta de linhas de crédito para mulheres pelo Banco do Estado do Espírito Santo – Banestes.

 

  • CRIATIVA MULHERES – SECULT

 

Objetivo

Potencializar 90 empreendimentos liderados por mulheres para diversificar a geração de renda e estimular a economia nos territórios, com maior vulnerabilidade social, nos quais permeiam maior incidência do empreendedorismo criativo.

Forma de Execução

Publicação de editais de seleção pela Secretaria de Estado da Cultura – Secult.

 

  • D’ELAS – ADERES

 

Objetivo

Capacitar mulheres que não possuam qualificação profissional e/ou que se encontram fora do mercado de trabalho e em situação de vulnerabilidade social, e incentivá-las ao empreendedorismo e a geração de renda, visando a transformação social, cultural, profissional e econômica.

Forma de Execução

Oferta de capacitações, atendimentos e seleção de participantes para feiras estaduais e nacionais pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo – Aderes.

 

  • ELAS NO CAMPO E NA PESCA – SEAG

 

Objetivo

Desenvolver ações de promoção, visibilidade, valorização, capacitação e fomento produtivo para mulheres rurais e da pesca.

Forma de Execução

Publicação de editais para disponibilização de recursos financeiros a projetos produtivos organizações por mulheres, oferta de capacitações diversas, produção de materiais e realização de seminário pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca – SEAG.

 

  • EMPENHADAS – UFES

 

Objetivo

Promover, a partir de abordagem interseccional, transdisciplinar e interinstitucional, ações formativas de transformação e empoderamento para atuação direta e qualificada com mulheres.  

Forma de Execução

Oferta de vagas para cursos de aperfeiçoamento e especialização pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

 

  • EMPODERAMENTO DA MULHER COM DEFICIÊNCIA – SESPORT

 

Objetivo

Promover o acesso da mulher com deficiência em situação de vulnerabilidade social à participação e à permanência nas manifestações da cultura de movimento, a fim de potencializar e ampliar a proteção social e a garantia aos direitos humanos.

Forma de Execução

Oferta de vagas para mulheres com deficiência pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer – Sesport, visando a participação em cursos de capacitações diversos e eventos esportivos.

 

  • EMPREENDEDORISMO FEMININO – SEBRAE

 

Objetivo

Fomentar práticas empresariais para tornar os negócios liderados por mulheres mais competitivos, por meio de capacitações e a articulação de atores estratégicos relacionados ao tema de empreendedorismo feminino.

Forma de Execução

Oferta de diversos cursos pelo SEBRAE (Anexo II).

 

  • MULHERES INFORMADAS – SEDH

 

Objetivo

Promover vagas em cursos de qualificação para a formação inicial para igualdade de gênero, raça e etnia e o reconhecimento das diversidades.

Forma de Execução

Oferta de vagas em cursos de qualificação pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos – SEDH.

 

  • OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO – IJSN

 

Objetivo

Implantar o Observatório de Políticas Públicas para mulheres no Estado do Espírito Santo e implementar ações continuadas, com vistas a monitorar a situação socioeconômica e avaliar as múltiplas formas de desigualdades, bem como subsidiar e otimizar a tomada de decisões no que tange a políticas públicas para mulheres por meio de uma base de dados consolidada, de realização de pesquisas, de estudos e debates.

Forma de Execução

Implementação do site, realização de workshops e pesquisas temáticas, produção do Boletim MulherES e textos de discussão, bem como implementação do Painel de Indicadores de Políticas Públicas para Mulheres no ES, sendo as atividades coordenadas pelo Instituto Jones dos Santos Neves – IJSN.

 

  • OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO PENSE GRANDE – FUNDAÇÃO TELEFÔNICA VIVO/CIEDS

 

Objetivo

Sensibilizar jovens, a partir de 15 anos, bem como membros das comunidades em geral, para uma cultura de empreendedorismo com impacto social em seus territórios, estimulando o desenvolvimento de competências empreendedoras, de modo que possam ampliar suas oportunidades de aprendizagem, desenvolvimento pessoal e escolhas profissionais na sociedade contemporânea.

Forma de Execução

Aplicação das oficinas por facilitadores do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável - CIEDS, com duração de 100 minutos, podendo ser aplicadas em escolas, organizações da sociedade civil, dentre outros espaços.

 

 

 

 

  • PORTAL AGENDA MULHER – SECTI

 

Objetivo

Desenvolver site responsivo com interface que possa apresentar de forma dinâmica as ações, projetos, resultados do Programa Agenda Mulher e disponibilizar informações para seu público-alvo.

Forma de Execução

Desenvolvimento do site pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional – SECTI, em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo – Prodest.

 

  • PROGRAMA ELA PODE – IRME

 

Objetivo

Capacitar mulheres, garantindo independência financeira e poder de decisão sobre seus negócios e vidas. O programa aborda temas importantes para os desafios mais comuns na área do empreendedorismo e empregabilidade, tais como: comunicação, liderança, negociação, finanças, networking, marca pessoal e ferramentas digitais.

Forma de Execução

O Programa Ela Pode é uma iniciativa do Instituto Rede Mulher Empreendedora - IRME com o apoio do Google, sendo as capacitações aplicadas por multiplicadoras voluntárias.

Os cursos possuem carga horária de 4, 8 ou 16h, sendo que o workshop (4h) é restrito para os meses de férias (jul, dez e jan).

As despesas de transporte, hospedagem e alimentação da multiplicadora são de responsabilidade do município ou parceiro solicitante.

 

  • QUALIFICA MULHERES ES – SECTI

 

Objetivo

Promover a qualificação profissional por meio de oferta de cursos de formação inicial continuada, visando ampliar possibilidades de trabalho e renda para as mulheres capixabas e fornecer subsídios para inserção ao mundo do trabalho.

Forma de Execução

Oferta de vagas em cursos de qualificação profissional para as mulheres com foco no empreendedorismo, na inovação e na empregabilidade pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional – SECTI (ANEXO III).

As despesas de transporte, hospedagem e alimentação do docente são de responsabilidade do município ou parceiro solicitante, bem como a disponibilização de espaço físico, estrutura de equipamentos e possíveis materiais.