Preparando Campeões

Oportunidades, vantagens e histórias de sucessos a partir dos estudos e dedicação em Matemática.


Projeto de Iniciação Científica de Matemática

Destinado aos estudantes capixabas da rede pública de ensino, esse projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (SEDU), em parceria com a Coordenação Regional da OBMEP/ES e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES).

Nos PicMat de diversos municípios, os estudantes participam de aulas/encontros preparatórios, com atividades que visam transmitir aos estudantes a cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de resultados, nas técnicas e métodos e na independência do raciocínio analítico por meio de Resolução de Problemas, orientadas por Professores Orientadores de Iniciação Científica de Matemática.

Mais detalhes acesse Projeto de Iniciação Científica de Matemática.


Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC da OBMEP)

Destinado aos alunos medalhistas da OBMEP, o PIC é realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país. Tem como objetivo despertar nos alunos o gosto pela Matemática e pela ciência em geral.

Visite a página do PIC da OBMEP e conheça o material preparado para o programa.


Programa de Iniciação Científica e Mestrado

O PICME é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação.

Os participantes recebem as bolsas por meio de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado). Para outras informações, visite a página do PICME.


Bolsa Instituto TIM - OBMEP

A bolsa Instituto TIM – OBMEP é uma iniciativa do Instituto TIM, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foi criada com o objetivo de oferecer apoio financeiro a jovens talentosos para que possam cursar a Universidade.

As bolsas ofertadas são direcionadas a medalhistas, de qualquer edição da OBMEP, que estejam ingressando em Universidades Públicas (Federais ou Estaduais) no primeiro período do ano de abertura das inscrições. As seguintes áreas de acesso são apoiadas pela iniciativa: Astronomia, Biologia, Computação, Economia, Engenharia, Estatística, Física, Matemática, Medicina e Química.

Em 2015, 2016, 2017 e 2018 foram oferecidas, em cada ano, 50 (cinquenta) bolsas de manutenção no valor de R$1.200 (mil e duzentos reais), com duração de 12 (doze) meses, renováveis anualmente, até o limite de 48 (quarenta e oito) meses. Novas 50 (cinquenta) bolsas foram oferecidas em 2019.

Maiores informações e detalhes, acesse o site Bolsa Instituto TIM.